Com a chegada do décimo primeiro mês, o movimento chamado Novembro Azul ganha força em todo o país no combate ao câncer de próstata por meio de distribuição de panfletos e até pontos turísticos tingidos de azul tais como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Congresso Nacional em Brasília, assim como ocorre com o Outubro Rosa e o símbolo da campanha é um laço azul.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceira com o Instituto Lado a Lado pela Vida estão iluminando pontos turísticos em várias cidades do país e distribuindo folhetos explicativos cujo tema da campanha é Um Toque, Um Drible, com o objetivo de conscientizar os homens para a importância dos exames preventivos.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 60 mil novos casos da doença foram identificados ano passado. De acordo com o INCA, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele e segundo a SBU 90% dos casos de câncer são curáveis quando descobertos no início.
Fonte de dados para maiores informações: