SAÚDE

 

Publicado em: 27/06/2013 00:00

Whatsapp

 

Algumas curiosidades sobre a Quinoa

 

O alimento originário dos Andes ganha cada vez mais espaço e atualmente encontra-se no topo de várias listas de alimentos saudáveis. Recentemente a ONU declarou 2013 como “o ano internacional da Quinoa” em reconhecimento aos agricultores indígenas que a cultivam. Vejamos alguns dos benefícios que estas sementes podem trazer à saúde na prevenção de doenças, citados numa matéria da revista Seleções Reader´s Digest em abril deste ano:

 

Doença cardíaca: uma meta-análise do pesquisador Phillip Mellen, da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, com 285 mil participantes, concluiu que 2 ½ porções diárias de cereais integrais (inclusive quinoa), podem trazer um grande beneficio ao coração: a redução de 21% na doença cardíaca.

 

Diabetes: em 2009 a USP (Universidade de São Paulo) analisou as propriedades antidiabéticas de 10 cereais e pseudo-cereais andinos. A quinoa foi a mais rica no antioxidante quercetina, que protege o organismo de danos celulares e, portanto, é ideal para reduzir o risco de diabetes na idade adulta.

 

Emagrecimento: em 2005, uma pesquisa da Universidade de Milão, na Itália, mostrou que a quinoa e outros grãos alternativos oferecem mais saciedade e sensação de satisfação do que o trigo ou o arroz, controlando assim o apetite.

Os benefícios à saúde promovidos pelo consumo de cereais integrais em geral se estendem à redução de risco de outras doenças, como AVC, asma e câncer colorretal.

 

Obs: as informações citadas àcima encontram-se na edição impressa da revista Seleções Reader´s Digest de abril/2013.

Outras informações no site: http://www.selecoes.com.br/quinoa-alimento-milagroso-ou-moda