Ferramenta de gestão do Cismepar garante mais médicos plantonistas

 

Publicado em: 25/01/2017 08:50

Whatsapp

 

A Prefeitura de Londrina e o Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISMEPAR assinaram hoje, terça-feira (24), contrato para o fornecimento de serviços de médicos plantonistas para a rede municipal de saúde. A ferramenta de gestão desenvolvida pelo Consórcio permite que o município complemente as escalas de plantão das unidades de urgência/emergência, de acordo com sua demanda, reduzindo o problema com a falta de profissionais e a demora no atendimento.

 

O CISMEPAR já firmou contrato com sete empresas de londrina habilitadas a fornecer o serviço de plantonistas médicos para as unidades de pronto atendimento e, para atenderem especificamente à Maternidade Municipal, anestesiologistas, ginecologistas e obstetras. Inicialmente o CISMEPAR vai disponibilizar o serviço de complementação de escala da UPA Centro-oeste, podendo levar o serviço para as outras unidades de saúde, sempre que solicitado pela prefeitura.

 

O contrato com Londrina prevê um investimento de até R$ 100 mil por mês no serviço; com um teto anual de até R$1,2 milhão. O valor permitirá ao município utilizar até 1142 horas de trabalho de médicos plantonistas por mês. O mesmo sistema é utilizado com sucesso por Ibiporã, onde o Consórcio responde pelo serviço de médicos plantonistas da UPA desde a sua implantação.

 

A diretora de programação e regulação do CISMEPAR, Silvia Karla, explica que com esta ferramenta é possível garantir a presença de um médico qualificado nos plantões porque a empresa contratada dispõe de profissionais para completar as escalas, de forma que o serviço não sofre interrupções. Também reduz o custo do serviço. “Com ela o município pode gerenciar o fornecimento do serviço de acordo com a sua necessidade, o que ajuda a planejar a oferta do atendimento onde ele é necessário e de acordo com sua capacidade financeira”, afirma.

 

O vice - presidente o CISMEPAR, o prefeito de Tamarana, Beto Siena elogiou a parceria reforçando que o Consórcio tem desenvolvido um excelente trabalho buscando ferramentas para ajudar os municípios a enfrentarem os desafios na área de saúde. "Para garantir qualidade de atendimento e agilidade na saúde vamos precisar nos unir e pensar cada vez mais as questões de saúde de forma regionalizada. O CISMEPAR já é referência nacional pela qualidade de gestão e bom atendimento e vai se fortalecer cada vez mais, junto com toda a região", enfatizou.