Mutirão da saúde, um fato novo?

 

Publicado em: 04/09/2012 00:00

Whatsapp

 

Matéria exibida no Jornal Folha de Londrina, no dia 31 de agosto de 2012. Por Ludovico Pieri Neto. 

No último final de semana, participei de um "mutirão" da saúde, da especialidade ortopedia, muito bem organizado pelo CISMEPAR Londrina. A iniciativa abrange uma série de municípios do consórcio de saúde e vai correr todos os sábados, provavelmente até outubro. O objetivo é realizar uma triagem dos pacientes - quase 15 mil - que encontram-se em uma fila "impensável" de espera. Junto com outros oito colegas ortopedistas pudemos ajudar nessa longa caminhada "em busca de saúde". O que mais choca e incomoda é que grande parte desta população está realmente desassistida.
Vários fatores contribuem para isso, desde a ignorância (há pacientes há mais de 8 anos esperando tratamento adequado) até o despreparo do nosso sistema de saúde e das "autoridades" que fazem que cuidam e encaminham a verba à saúde. Concursos públicos e cabides de emprego público dão o tom também de colegas médicos que, confortavelmente sentados em sua poltrona do consultório dos postos de saúde e de hospitais, "se negam" a oferecer tratamento adequado e promovem "atendimentoterapia" ou "empurroterapia", sem realmente se interessar pelo diagnóstico ou tratamento mais adequado.
A divisão de sistemas de atendimentos como unidades básicas, pronto-atendimentos, hospitais primários e terciários é fundamental, mas há de se definir realmente o pepel de cada um, equipar com materiais e material humano dentro das expectativas criadas. Não menciono nem a remuneração para tais atendimentos, pois isso já se tornou histórico e histérico questionar.
Espero que os prefeituráveis olhem realmente com carinho, retidão e atenção para saúde da nossa populaçõa, para a educação básica (que muito colabora) para que nos informemos sobre cuidados básicos de saúde, por exemplo. Independente de qual partido político, formação ou ideologia precisamos respeitar mais o ser humano. Enfim, dignidade merece ser revista por todos nós que cuidamos da saúde dos outros.