Gestão - Competência Executiva

A competência Executiva compreende a Diretoria Executiva, a Unidade de Assessoria Executiva, Unidade de Apoio à Regionalização, Procuradoria Jurídica, Assessoria Jurídica e Colegiado Diretor.

Os organismos de controle da Unidade de Ouvidoria e Unidade de Controladoria Interna são independentes e direcionam suas demandas à Diretoria Executiva e Presidência, reportando-se por ocasião de suas atividades rotineira à Diretoria Executiva.

A Unidade de Controladoria atua em acompanhamento às atividades da gestão dos administradores, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e aplicação dos recursos recebidos pelo Cismepar, dando suporte a Diretoria Executiva e Presidência.

A Unidade de Ouvidoria do Cismepar é responsável por fazer a ligação entre o cidadão e a administração, recebendo as manifestações dos usuários, analisando, orientando e encaminhando as questões às áreas responsáveis para que sejam feitas as apurações e soluções dos casos.

O organograma geral e específicos compõem o Regimento Interno do Cismepar e podem ser acessados no endereço eletrônico: acesso ao Regimento Interno

 

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva tem por objetivo dirigir as atividades executadas por meio dos Programas do consórcio, gestionando os recursos humanos e materiais necessários ao cumprimento da Missão do Cismepar, estabelecidos junto às instâncias consultivas e deliberativas do Cismepar e SUS.

Esta diretoria responde diretamente ao Presidente do consórcio e é composta pelas Unidades de Trabalho da Diretoria Executiva, Unidade de Assessoria Executiva, Unidade de Apoio à Regionalização, Unidade de Procuradoria Jurídica e Unidade de Assessoria Jurídica.

 

Colegiado Diretor

O Colegiado Diretor responde diretamente à Diretoria Executiva e é composto por 4 diretorias: Diretoria de Recursos Humanos, Diretoria de Planejamento e Atenção Regionalizada em Saúde, Diretoria Administrativa e Diretoria Contábil Financeira.

 

Diretoria de Recursos Humanos

A Diretoria de Recursos Humanos tem por objetivo controlar as atividades inerentes à gestão de recursos humanos e zelar pelo cumprimento das diretrizes e programas da política de pessoal, com normas e procedimentos dentro da legalidade; estruturar e implementar políticas de Recursos Humanos, tendo em vistas a gestão de pessoas, folha de pagamento, da qualidade, dos processos de trabalho e o desenvolvimento de pessoas.

Esta diretoria conta com uma Curadoria Estratégica de Recursos Humanos, que se subdivide em duas unidades de trabalho: Unidade de Gestão da Qualidade, Processos de Trabalho e Desenvolvimento de Pessoas e Unidade de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento.

 

Diretoria de Planejamento e Atenção Regionalizada em Saúde

A Diretoria de Planejamento e Atenção Regionalizada em Saúde tem por objetivo Articular, estruturar, planejar, executar e coordenar as gestões estratégicas e os programas do consórcio, no âmbito desta diretoria, com vistas a apoiar à gestão municipal na articulação regionalizada em saúde.

A diretoria conta com duas curadorias estratégicas, quais sejam: Curadoria Estratégica do Cuidado em Saúde e Curadoria Estratégica do Planejamento e Regulação da Atenção em Saúde. Essas curadorias atuam transversalmente junto a todos os programas executados pelo Cismepar. Além disso, a Unidade da Escola de Saúde também constitui parte desta diretoria.

 

Diretoria Administrativa

A Diretoria Administrativa tem como objetivo promover a execução das ações para o desenvolvimento dos objetivos do consórcio, relacionados aos processos administrativos e operacionais.

Esta diretoria conta com uma assessoria e duas gerências, quais sejam, a Gerência Administrativa e a Gerência Operacional.

 

Diretoria Contábil Financeira

A Diretoria Contábil Financeira tem como objetivo gerir o orçamento e a execução financeira do consórcio, elaborando as demonstrações contábeis de uso geral e fornecendo informações sobre a posição orçamentária, patrimonial e financeira da entidade, que são úteis para dar um amplo suporte aos diversos usuários e aos municípios consorciados na tomada de decisões.

Esta diretoria conta com uma Curadoria Estratégica Contábil Financeira que coordena a elaboração compartilhada do PLACIC anual e objetiva promover a gestão e direcionamento das atividades contábeis e financeiras, acompanhamento de pagamentos das despesas e arrecadação de receitas para controle financeiro do consórcio. Além disso, a diretoria conta com duas unidades de trabalho, quais sejam: Unidade de Gestão Contábil e Unidade de Gestão Financeira.