Serviços > Unidades do Cuidado em Saúde

As atividades do Programa 0002 – Atenção Ambulatorial Especializada compreendem: gestão clínica dos casos, acompanhamento da lista de espera e identificação de necessidades do território, monitoramento e estruturação ode oferta de cuidados, gestão matricial e qualificação do processo de trabalho, integração de saberes com equipes de atenção básica, supervisão e apoio em equipe interdisciplinar, acompanhamento das agendas de serviços, controle do mapeamento de salas e estrutura de equipamentos, organização de estratégias do projeto integrador, monitoramento e fiscalização de contratos e credenciamentos e atualização de protocolos de manejo clínico.

 

O cuidado ao usuário é desenvolvido por meio de 6 Unidades do Cuidado em Saúde:

 

 

Os atendimentos realizados compreendem as seguintes modalidades: pré e pós consulta, acompanhamento terapêutico, tratamentos clínicos, cirurgias ambulatoriais, consultas especializadas, suporte diagnóstico, coleta de sinais vitais, agendamentos pós atendimento e acolhimento.

As Unidades do Cuidado são constituídas por equipes interprofissionais das áreas de: psicologia, enfermagem, serviço social, medicina, técnico administrativo, fisioterapia, técnico de enfermagem, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia e farmácia.

 

1. Unidades do Cuidado de Hipertensão Arterial, Diabetes, Cardiologia e Atenção ao Idoso

Esta unidade do cuidado conta com uma equipe composta por enfermeira, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos especialistas em cardiologia, endocrinologia e geriatria. A UC conta com 3 ambulatórios: Ambulatório de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus; Ambulatório de Cardiologia adulto e infantil; Ambulatório de atenção Integral ao Idoso.

 

2. Unidade de Cuidado em Detecção Precoce do Câncer

A Unidade do Cuidado de Detecção Precoce do Câncer conta com 5 ambulatórios:  Ambulatório da Mama; Ambulatório do Colo Uterino e Ginecologia; Ambulatório da Próstata; Ambulatório do Cólon Reto; Ambulatório da Pele. A UC conta ainda com duas unidades de suporte diagnóstico, quais sejam: Radiologia e Endoscopia; Histeroscopia.

 O objetivo da UC é oferecer acesso ao diagnóstico precoce ao câncer de mama, próstata, cólon, reto e ânus, pele, colo uterino e endométrio, através de atendimento especializado por equipe interdisciplinar e apoio diagnóstico.

3. Unidade de Cuidado de Clínica Médica

A Unidade de Cuidado em Clínica Médica conta com ambulatórios especializados integrados e tem como objetivo o cuidado no diagnóstico e tratamento adequado dos usuários, com apoio em diagnose terapias complementares, abordagem integrada em equipe interprofissional.

4. Unidade de Cuidado de Clínica Cirúrgica

A Unidade de Cuidado em Clínica Cirúrgica conta um Centro Cirúrgico Ambulatorial, uma Central de Materiais e Esterilização, além de ambulatórios integrados em 6 especialidades.

O objetivo principal da UC é realizar pequenas cirurgias e ofertar atendimentos de triagem e acompanhamento clínico ambulatorial aos pacientes que demandem procedimentos cirúrgicos de média complexidade, uma vez que a oferta ambulatorial e hospitalar de cirurgias eletivas da região de saúde encontra-se sob gestão estadual, junto aos 5 hospitais do território: Hospital Dr. Eulalino de Andrade – HDEA/HZS, Hospital Dr. Anísio Figueiredo – HDAF/HZN, Hospital San Raphael de Rolândia – HSR, Hospital Cristo Rei de Ibiporã – HCR e Santa Casa de Cambé.

 

5. Unidade de Cuidado de Doenças Vasculares

A Unidade de Cuidados de Doenças Vasculares conta com equipe interprofissional composta por enfermeiras, técnicos de enfermagem e médicos especialistas em cirurgia vascular, com o objetivo de detectar e tratar doenças vasculares de média complexidade, a partir de uma rede de cuidados integrada junto aos pontos de atenção de urgência e emergência e atenção básica.

 

 

6. Unidade de Cuidado de Doenças Infecciosas e Respiratórias

A Unidade de Cuidado para Doenças Infecciosas e Respiratórias conta com três áreas distintas e integradas na atenção à pessoa com hanseníase, hepatites e doenças respiratórias.